Páginas

Oi!

BEM VINDA(O)!



Por aqui encontrarás algumas idéias e coisas me fizeram muito feliz nesses últimos tempos... e também simbolizaram diferentes momentos da minha vida...

Estás convidada(o) a conhecer a COISA... ler os meus escritos, entender como essa história começou... e saber que tudo por aqui foi feito artesanalmente e com muito amor...

14 de setembro de 2010

Trapunto de cordão...à mão.

Ando com saudade de costurar em grupo...
Sentar com pessoas especiais e ficar ali, costurando e conversando...por puro prazer, onde cada uma concentra-se nos seus trabalhos compartilhando boas risadas.
Panos coloridos... agulhas, alfinetes pela mesa...talvez alguns botões...
Um café... um bolinho... e a festa estava feita!
- - - - - - - - - - -
Durante a aula de patchwork - lá na Eliana, fui curiosar um trabalho feito por ela em Trapunto.
Até aquele momento eu jamais imaginaria que havia uma técnica de costura assim...
Então ela me explicou que aquela era mais uma maneira para ornamentar trabalhos em tecido...
O Trapunto é um termo italiano que significa "bordar e encher”.

Este estilo nasceu por volta do século XIV, na Sicília. Tornou-se popular para o vestuário e outras decorações em algumas partes da Europa, especialmente na Inglaterra, (1485-1550), Marselha e França, (1600).
- - -
O Trapunto chegou à América pelas mãos de mulheres imigrantes provenientes destes países. Uma trabalho feito com essa técnica sempre é considerado elegante.
A técnica consiste em harmonizar a costura, linhas e pontos contornando desenhos de flores, folhas, geométricos ou outros motivos. Algodão ou fios recheiam de um jeito especial o desenho.
- - -
Fiquei encantada porque “a coisa” ficava em alto relevo, dava para ver e "sentir" o desenho!
Não deu outra: fugi do Script das aulas e lá estava eu aprendendo o Trapunto de Cordão...feliz da vida.
É uma delícia fazer... primeiro vem o desenho, depois a costura, depois o enchimento das linhas desenhadas com o cordão... e mais alguns detalhes para que fique tudo bem bonito e caprichado...
Na época, fiz uma almofada que foi oferecida de presente de aniversário para minha mãe.
Agora, me deu novamente aquela vontade de costurar os desenhos....
Em breve mostrarei as minhas novas almofadas "trapuntadas" prontinhas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigada pela visita... Deixa "teu Oi" aqui para mim:
Um abraço,
Sinara.