Páginas

Oi!

BEM VINDA(O)!



Por aqui encontrarás algumas idéias e coisas me fizeram muito feliz nesses últimos tempos... e também simbolizaram diferentes momentos da minha vida...

Estás convidada(o) a conhecer a COISA... ler os meus escritos, entender como essa história começou... e saber que tudo por aqui foi feito artesanalmente e com muito amor...

9 de dezembro de 2011

"Tesouros da Infância"

Genten...
Final de ano, tanta coisa para fazer, para terminar, planejar.
E, nesta manhã de sábado, me permito parar para escrever sobre algo que me tira o fôlego: Livros de Patchwork.
Sinceramente... eles fazem meus olhos brilhar, meu coração palpitar e me enchem de sonhos e vontades costurísticas...
No ano passado, comprei um livro muito especial: Childhood Treasures, de Marikay Waldvogel.
Foi amor a primeira vista, desses da gente não querer largar o livro e levar para a cabeceira da cama. O detalhe é que o livro também me inspirou a estudar um pouquinho a cada leitura, decifrando e exercitando essa língua mui importante para quem se dedica a conhecer o patchwork do mundo, pois a maioria dos livros são escritos em inglês.

A pesquisa reúne peças da coleção de Mary Ghormley e mostra pequenos quilts produzidos por meninas para suas bonecas entre 1830 e 1950, um mais lindinho que o outro. Os trabalhos estiveram expostos no ano passado na Universidade de Nebraska, em Lincoln.

São verdadeiros Tesouros da Infãncia selecionadas, possivelmente a maior coleção privada de Quilts de bonecas no mundo, um número de mais de 300 mini quilts.
O livro revela detalhes dessas pequenas jóias, entre outras imagens que incluem camas de boneca antigas e fotos de meninas em suas casas com seus brinquedos e bonecas e que mostram padrões texteis do início do século 20, como nesse aqui:

Elas terminam o livro dizendo que "se você tem lembranças da sua época de infância, registre e guarde-as com carinho. Se tiver sorte de ter uma criança em sua vida, ensine-a costurar, para que faça uma colcha para suas bonecas". (eu fiz uma para a cama da minha afilhada, toda a mão, há alguns anos, lembram? Ela se exibe por aí dizendo que a Dinda dela lhe deu uma colcha costurada com mais de mil pontos! Que ainda embala so seus sonhos, agora de menina moça - vou procurar uma foto dela inteira e depois coloco aqui)
Não tem como não lembrar também das minhas costuras de infância... "paninhos" alinhavados que me inspiraram em tantos momentos na vida... costuras que se consolidaram em vontades e realizações, motivos especiais de quem ama as costuras.
A gente cresce... e a emoção continua. Realmente o livro abre o nosso olhar e o coração para estas pequenas (grandes) maravilhas.
E quais são os seus "tesouros de infância"? Conta aqui pra mim...vou gostar de saber.

6 comentários:

  1. Oi Sinara!
    Adorei seu blog, voltarei sempre.
    Que beleza de livro, a gente se encanta com o belo, né?!
    Meus tesouros da infência acho que ficaram registrados na minha alma, as brincadeiras de casinha com minha irmã, as brincadeiras com carrinho de lomba com meus irmãos, minhas bonecas (duas que guardo até hoje), meus desenhos...!
    Que delícia lembrar disso.
    Te espero nos meus blogs: http://beauxtresors.blogspot.com
    http://atelierrosanecastilhos.blogspot.com
    Beijinho

    ResponderExcluir
  2. Rô!... Obrigada pelo Oi... tô indo lá te visitar nos teus lindos blogs.
    pra ti!

    ResponderExcluir
  3. Oi Sinara!
    To eu aqui denovo,vc me fez lembrar da minha infância,eu e minha irmã mais nova juntoo com minhas primas costuravamos paninhos para nossas bonecas,enfeitavamos a cazinha com direito a cortina e tudo era o máximo.Com minha filha não foi diferente ajudei ela a fazer roupinhas p suas bonecas,ela tem até hoje (ela tem 14 anos).Mas nem tudo foi flores,um dia minha irmã mais velha destruiu todas nossas costuras e nos choramos muito.
    Bom já passou.Um dia ainda quero ser sua aluna de Patchwork para aprender suas maravilha.
    Um Abraço!Até seu novo post.

    ResponderExcluir
  4. Queridona! Também já perdi algumas costuras...mas aprendi que a gente sempre dá um jeito de resgatar o que ficou pra trás... continue costurando pela vida, e é muito legal que ensine para sua filha. Ela um dia te agradecerá por essas lembranças! bjs pra ti.

    ResponderExcluir
  5. Sinara,

    Que fantástico livro...adorei...que bom ter pessoas que compartilham suas conquistas, seus belos trabalhos pra gente encher os olhos e a alma de tanta vida e alegria interior...

    Amiga,

    A minha infância foi muito diferente e especial, pois tenho guardado na minha caixa de memória muitas recordações que até hoje lembro com carinho e emoção por ter sido de fato: criança!

    Como brinquei de casinha, sim,aquelas que a gente mesmo fazia, dava um jeito e ali estava a casinha com direito até de comidinha. A gente comia as frutas que tinha na época, manga, goiaba, jabuticaba, ciriguela, carambola, jambolão... e pegava da nossa mãe comidinha pra colocar nas “panelinhas” né, rsrs.

    Cresci brincando com bonecas de pano feito pelas mãos da minha mãe e tia. Adorava brincar...e dava asas a imaginação que aflorava e como isso era muito legal e saudável. E atualmente as conto pra minha sobrinha, mas sendo história beeem real.



    As brincadeiras que tive com as amigas vizinhas: brincávamos de beth (taco) no meio da rua, amarelinhas, vôlei, nossa, e andava de bicicleta, como levei tombos necessários para aprender a andar de bici...

    Mas, algo que me lembrei agora: Cresci com minha mãe costurando á máquina da Singher, ela remendava as roupas, fazia tapetes feupados, e me ensinou a pregar botão, nossa, essa eu tirei do fundo do baú, rsrs pq não me lembrava mais disso. E, estando bem pertinho da minha mãe vou aproveitar pra exercitar a costura á máquina e a ouvir outras histórias bacans e preciosas de minha infância.

    Abração Sinara,

    Deus continue te abençoando e iluminando para que você possa compartilhar muitoooos outros momentos preciosos de sua vida: um verdadeiro TESOURO...

    Bjs,

    Eli

    ResponderExcluir
  6. I every time emailed this web site post page to all my friends, because
    if like to read it then my friends will too.


    My weblog :: lawyers for children - www.google.ca,

    ResponderExcluir

Olá! Obrigada pela visita... Deixa "teu Oi" aqui para mim:
Um abraço,
Sinara.