Páginas

Oi!

BEM VINDA(O)!



Por aqui encontrarás algumas idéias e coisas me fizeram muito feliz nesses últimos tempos... e também simbolizaram diferentes momentos da minha vida...

Estás convidada(o) a conhecer a COISA... ler os meus escritos, entender como essa história começou... e saber que tudo por aqui foi feito artesanalmente e com muito amor...

9 de dezembro de 2011

"Tesouros da Infância"

Genten...
Final de ano, tanta coisa para fazer, para terminar, planejar.
E, nesta manhã de sábado, me permito parar para escrever sobre algo que me tira o fôlego: Livros de Patchwork.
Sinceramente... eles fazem meus olhos brilhar, meu coração palpitar e me enchem de sonhos e vontades costurísticas...
No ano passado, comprei um livro muito especial: Childhood Treasures, de Marikay Waldvogel.
Foi amor a primeira vista, desses da gente não querer largar o livro e levar para a cabeceira da cama. O detalhe é que o livro também me inspirou a estudar um pouquinho a cada leitura, decifrando e exercitando essa língua mui importante para quem se dedica a conhecer o patchwork do mundo, pois a maioria dos livros são escritos em inglês.

A pesquisa reúne peças da coleção de Mary Ghormley e mostra pequenos quilts produzidos por meninas para suas bonecas entre 1830 e 1950, um mais lindinho que o outro. Os trabalhos estiveram expostos no ano passado na Universidade de Nebraska, em Lincoln.

São verdadeiros Tesouros da Infãncia selecionadas, possivelmente a maior coleção privada de Quilts de bonecas no mundo, um número de mais de 300 mini quilts.
O livro revela detalhes dessas pequenas jóias, entre outras imagens que incluem camas de boneca antigas e fotos de meninas em suas casas com seus brinquedos e bonecas e que mostram padrões texteis do início do século 20, como nesse aqui:

Elas terminam o livro dizendo que "se você tem lembranças da sua época de infância, registre e guarde-as com carinho. Se tiver sorte de ter uma criança em sua vida, ensine-a costurar, para que faça uma colcha para suas bonecas". (eu fiz uma para a cama da minha afilhada, toda a mão, há alguns anos, lembram? Ela se exibe por aí dizendo que a Dinda dela lhe deu uma colcha costurada com mais de mil pontos! Que ainda embala so seus sonhos, agora de menina moça - vou procurar uma foto dela inteira e depois coloco aqui)
Não tem como não lembrar também das minhas costuras de infância... "paninhos" alinhavados que me inspiraram em tantos momentos na vida... costuras que se consolidaram em vontades e realizações, motivos especiais de quem ama as costuras.
A gente cresce... e a emoção continua. Realmente o livro abre o nosso olhar e o coração para estas pequenas (grandes) maravilhas.
E quais são os seus "tesouros de infância"? Conta aqui pra mim...vou gostar de saber.